Postagens mais visitadas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

O USO DAS ERVAS NA UMBANDA


                                               O USO DAS ERVAS NA UMBANDA

Porque as ervas estão presentes em todas as religiões, dentro de todos os rituais religiosos, desde sempre. E a Umbanda é a religião da natureza. As ervas são organismos vivos. Há uma vida espiritual contida em cada erva.

Dos elementos da natureza, o mais parecido com o da natureza humana é o vegetal, pois ele nasce, cresce se reproduz e morre. Esse espírito vivo possui características energéticas definidas pela vibração passada aos organismos à sua volta.  Essa vibração magnética é polarizada, ou seja, pode ser positiva ou negativa. Então, uma erva é atribuída a um Orixá por analogia vibratória. Energia que está presente na vibração do Orixá com a energia que está presente na vibração da erva. 

Para o uso correto de uma erva, é necessário saber: o nome da erva e o verbo atuante. **Verbo é o poder realizador divino, é o poder de transformação, consequentemente é magia. O que movimenta ou ativa o poder realizador é o propósito, a intenção.

Uma mesma erva pode proporcionar mais de um poder realizador. Como exemplo a hortelã, que é antigripal, vermífugo, estimulante, refrescante, etc.

Uma mesma erva pode ser atribuída a vários Orixás. Não pela sua cor, seu formato ou seu visual, e sim pela vibração. Afinal, os Orixás estão ligados entre si.

Pode-se usar ervas frescas ou seca. A erva fresca carrega em si a imanescência divina, o fator vegetal e o fator aquático. A erva seca carrega todos os fatores anteriores e mais ainda o fator concentrador, pois sofre o processo de desidratação. Qual é a melhor?

A melhor é aquela indicada pelo seu guia ou protetor, de acordo com a necessidade. Ou ainda, nos dias corridos de hoje, a que está mais fácil de obter. Também sempre lembrar que a lua influencia na quantidade de água na planta. Em luas cheia e crescente, haverá mais água nas folhas, e em luas nova e minguante, nas raízes.

As ervas são classificadas como Quentes ou Agressivas Mornas ou Equilibradoras e Frias ou Específicas. Isso não é uma classificação de acordo com a temperatura da erva, e sim de acordo com seus fatores.

As ervas quentes ou agressivas, carregam o poder de agredir estruturas energéticas negativas. Dissolvem larvas astrais, miasmas e cascões energéticos. São muito usadas pelos Exus, pelo campo de ação deles, pois atual na natureza humana, nas linhas de choque (demandas, magias negativas, projeções mentais, etc.). Seus verbos mais utilizados são: limpar, consumir, purificar, dissolver, descarregar.

Exemplos mais comuns de ervas quentes: cacto, urtiga, arruda, guiné, comigo-ninguém-pode.

As ervas mornas ou equilibradoras, carregam o poder de equilibrar, tornar magneticamente receptivo, adequar o padrão energético para não atrair o semelhante. Reconstitui a aura,  que pode ter sido ``esburacada´´ por cargas negativas. Seus verbos mais utilizados são: equilibrar, manter, adequar, fluir, restaurar, energizar. Exemplos mais comuns de ervas mornas: hortelã, elevante, sálvia, alfazema, alecrim.

As ervas frias ou específicas, tem o seu poder de atuação depois de limpar e de equilibrar. São usadas para mediunidade, para atrair bons fluidos, para prosperidade, para fitoterapia, etc. 

Exemplos mais comuns de ervas frias são: rosa, anis, jasmim, malva, café, louro, melissa, manjericão.

Observar que uma erva pode ser ao mesmo tempo quente, morna e fria, pois carrega mais de um fator realizador. Os padrões energéticos se complementam nunca se anulam. Então, por exemplo, pode-se associar o uso de todas elas na preparação de um banho. Neste caso, volto a frisar a palavra mágica intenção´, Sempre colocar intenção no uso de uma erva. E esperar o merecimento... 

Quando é falado em ervas, subentende-se toda a planta: raiz, caule, folhas, frutos e sementes. Existem também as resinas, que são a seiva vegetal endurecida extraída da casca das árvores, muito usadas em defumações.

Sabendo de tudo isso, estaremos mais qualificados para preparar nossos banhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário