Postagens mais visitadas

quinta-feira, 25 de abril de 2013

BANHOS DE DESCARREGO DA UMBANDA

BANHOS DE DESCARREGO DA UMBANDA
 
Cada necessidade tem banho de ervas específico?
Para cada pessoa e cada objetivo, um banho de descarrego ou de ervas específico. Por isso, atenção! Crianças não devem ser banhadas com materiais pesados como sal grosso, cachaça ou determinadas ervas, nunca se deve esfriar de forma artificial a água das ervas de banho e nunca se deve banhar a cabeça das crianças.
O poder do banho de ervas na umbanda
Os banhos fazem um bem enorme ao nosso humor e a alma quando tiramos um dia na semana pra tomar um simples banho um pouco mais longo. Se você não faz isso há algum tempo ou nunca fez, experimente! Tire um dia para cuidar da pele com calma, lavar bem os cabelos e usar aqueles produtos que às vezes não conseguimos usar corretamente na correria do cotidiano.
Tire também o dia certo para usufruir o poder dos banhos de ervas da umbanda. Alguns dos mais populares banhos de ervas da umbanda são o banho de rosa, o banho de alecrim e o banho de camomila.
Banhos de limpeza astral com rosas e ervas de Oxalá, Iemanjá e Oxum para crianças.
Crianças que ficam muito agitadas sem razão aparente, por longos períodos e com dificuldades em dormir podem se beneficiar de banhos de limpeza de alecrim da horta (planta de Oxalá) . O banho deve ser tomado quase frio do pescoço para baixo.
O banho de pétalas de rosas brancas (Iemanjá) é alternativa para crianças doentes que utilizam os banhos de rosas como alternativa de tratamento, sem nunca deixar de consultar também os médicos da terra, claro!
O banho de limpeza de camomila (Planta de Oxum) é excelente para restabelecer forças espirituais e afastar mal olhado. Indicado a crianças que ficam apáticas e sem energia sem motivo aparente.
Regras para banhos de limpeza e banhos de rosas para crianças.
Banho de rosas brancas para acalmar crianças que estão agitadas sem motivo
Nunca fazer banho de descarrego (sal grosso, cachaça, fumo, alimentos) em crianças;
Nunca aplicar o banho de limpeza  ou banho de rosas quentes ou mornas. Deve ser sempre o mais frio possível, a temperatura ambiente. Nunca guardar o banho ou usar geladeira para resfriar mais rápido ou conservar para usar outro dia.
Colocar a água para o banho (1 litro) para ferver e só depois colocar as ervas ou rosas e desligar o fogo em seguida. Essas são ervas muito delicadas, assim como as pétalas das rosas e não podem ser fervidas. Basta desligar o fogo e abafar alguns minutos. Depois retirar a tampa coar e deixar esfriar até o momento de tomar o banho. Do pescoço para baixo.
No caso do banho de rosas, jogar somente as pétalas na água fervente e desligar o fogo. Abafa alguns minutos, deixe esfriar, coar e toma o banho frio. Do pescoço para baixo.
Bebês de colo ou crianças muito novas, com menos de 01 ano devem ser levadas para passes espirituais e não devem fazer uso de banhos de limpeza.
Banho de descarrego com 7 ervas
Este banho de descarrego com 7 ervas sagradas pode ser utilizado para aliviar tensões astrais além de renovar as boas energias promovendo limpeza espiritual.
Este é um dos banhos de descarrego mais poderosos e que pode ser feito por qualquer pessoa interessada em fazer uma limpeza espiritual e renovar as boas energias astrais.
Folhas para banho de descarrego do orixá maior Oxalá
Alguns sugerem 7 ervas diferentes dependendo da corrente religiosa, mas de um modo geral; todos concordam que as 7 ervas utilizadas no banho de descarrego devem  ser usadas do pescoço para baixo, para um banho completo.
Portanto; para um banho de descarrego completo que fecha o corpo afastando as energias negativas, utilizamos preferencialmente as ervas do orixá maior – Oxalá.
A vassourinha é a única erva que foge a regra e pertence a Oxum, mas é uma erva sagrada importante, pois ‘varre’ as larvas astrais. Todas essas ervas podem ser usadas por qualquer pessoa sem nenhuma restrição.
Poderoso Banho de descarrego com 7 ervas sagradas
Manjericão pertence a Oxalá
Ingredientes: utilizar o correspondente a uma mão cheia da erva fresca e nunca folhas secas para medida de cada uma das ervas.
Manjericão – pertence a Oxalá -
Arruda – pertence a Oxalá
Alecrim – pertence a Oxalá
Malva-Branca – pertence a Oxalá
Malva Rosa – pertence a Oxalá
Manjerona – pertence a Oxalá
Vassourinha – pertence a Oxum
Cuidados durante a preparação do banho de descarrego
•Para este banho você não poderá cozinhar as ervas e sim macerar cada uma com a água fria. Lembre-se que este banho de descarrego com 7 ervas não vai ao fogo!
•O banho de descarrego com 7 ervas  deve ser preparado pelo menos 1 hora antes de ser tomado.
•O banho de descarrego com 7 ervas deve ser preparado em uma vasilha de louça ou metal para concentrar as energias das *ervas*.
•O banho de descarrego com 7 ervas não deve se usado quando a mulher está menstruada e pode ser usado por gestantes.
Como preparar e tomar o banho de descarrego?
Macerar as ervas, uma a uma; em 2 litros de água e deixar descansar por pelo menos 1 hora.
Depois retirar o excesso de folhas do banho de descarrego e reservar.
Tome um banho de chuveiro normalmente, inclusive lavando a cabeça. Ao final; depois de desligado o chuveiro, jogue lentamente sobre o pescoço o banho de descarrego com 7 ervas, mentalizado a purificação espiritual e pedindo graças ao seu guia espiritual.
Não secar com toalha, deixar secar ao natural.
Depois de tomar o banho de descarrego…
As ervas que sobram devem ser descartadas em mata ou aos pés de uma árvore. Nunca descarte no lixo!
Algumas pessoas gostam de acender uma vela para o anjo da guarda depois de tomar um banho de descarrego. Minha sugestão é acender uma vela branca ao lado de um copo com água mentalizando boas energias e limpeza espiritual.
O Banho de descarrego com 7 ervas deve ser empregado com um intervalo mínimo de 15 dias entre um banho e outro.
7 ervas sagradas e seus orixás
Alecrim – Pertence a Oxalá. Entra em qualquer obrigação de cabeça dos filhos de qualquer orixá. Bastante emprego nos rituais de defumação, banho de descarrego. É parte indispensável do ‘abo’. Eficiente destruidor de larvas astrais. O Chá é empregado para combater tosses e bronquites com sucesso.
Arruda – Planta de odor bem forte que pertence a Oxóssi e Exu. Muita usada contra maus fluídos, inveja, olho-grande, e para benzimentos. A variedade do orixá Oxóssi, com folhas miúdas; aplica-se nos bori, lavagem de contas (guias), e banhos de limpeza ou descarrego. O uso medicinal é contra verminoses e reumatismo em chás, e o sumo aplica-se para reduzir feridas.
Bambu – Pertence a Iansã e Egun. Muito aplicada como enfeite nas casas de Egun nas festas. Poderoso defumador contra larvas astrais, fazendo mistura com palha ou bagaço de cana. Excelente banho contra perseguição de obsessores ou maus espíritos. Na medicina popular é utilizado nas diarreias e perturbações do estomago.
Camomila – Pertence a Oxalá e Oxum. Aplicação em banhos de descarrego e no “abo”. Na medicina popular tem larga utilização em chás reguladores dos intestinos; estimula o apetite.
Cana-de-açúcar – Pertence a Exú. Planta muito importante nos rituais. Seja o bagaço ou o produto, o açúcar, são amplamente utilizadas em defumações para melhoria das condições financeiras, misturando com pó de café virgem, cravo-da-índia, e canela em pó.

Girassol – Pertence a Oxalá. Utiliza-se em qualquer obrigação de cabeça, no ‘abo’ e banhos de descarrego. Tem muito prestígio em defumações, pois é poderoso anulador de fluidos negativos e destruidora de larvas astrais. Nas defumações usam-se as folhas e nos banhos colocam-se também as pétalas colhidas antes do nascer do sol.
Romã – Erva Sagrada pertencente a Iansã. As folhas são utilizadas em banhos de descarrego. A medicina popular emprega o cozimento das cascas dos frutos para o combate de vermes e o mesmo cozimento para gargarejos nas inflamações de garganta e da boca.
Para atrair amizade e amor
1- Coloque em 1 litro de água filtrada 3 pedras de carvão, 13 gotas de um perfume à base de rosas, jasmim, ou flores do campo, e jogue do pescoço para baixo. Deixe os carvões em uma esquina e peça ajuda as entidades Exú ou Pomba Gira.
2- Ferva 1 litro de água. Extraia o sumo de 21 folhas de tangerina, coloque na água e acrescente, misturando bem, uma colher de café de açúcar. Tomar do pescoço para baixo.
3- Erva-doce em grão, em folhas ou em 1 saquinho, 1 litro de água, pétalas de 1 rosa vermelha 3 estrelas de aniz. Tomar do pescoço para baixo.
4- Folhas de erva-doce, casca de maçã,  1 aniz estrela, 1 pau de canela. Tome este banho durante 3 dias do pescoço para baixo.
5- Cascas de laranja, pétalas de rosas coloridas e manjericão. Tomar do pescoço para baixo. Este banho pode ser tomado em outros dias do ano para atração de novas amizades.
 
Banho de atração de amor e casamento
Três folhas de louro, três de alecrim e três pétalas de rosa cor de rosa, ou cravo branco, colocar na água (1 litro) quando estiver fervendo e desligar o fogo. Peça ao seu anjo da guarda união, casamento.
 
Banho para abrir os olhos da pessoa amada
Se você não existe para aquela pessoa que você paquera há muito tempo esse é o banho infalível para atrair seu amor:
Para as mulheres: Sete rosas cor-de-rosa, sete gotas de baunilha jogar em 1 litro de água fervente e desligar o fogo.  Deixe esfriar e coe os resíduos e depois deixá-los na praça, praia ou jardim para Pomba-gira mentalizando o nome da pessoa amada no momento da oferenda. Se quiser pode acender uma vela branca para o exú da pessoa amada.
Para homens: Erva-doce, casca de 1/2 maçã vermelha, 1 estrela de anil e 2 rosas vermelhas jogar em 1 litro de água fervente e desligar o fogo. Tome este banho antes das 18h. Deverá coá-lo antes de o tomar. Os restos, deixe perto de uma árvore. Pode comer metade da maçã e pedir o que desejar, até mesmo amigos fiéis. Ofereça a outra metade às Entidades a quem você pediu e deixe na árvore junto com os restos do banho. Se quiser pode acender uma vela branca para a entidade.

3 comentários: