Baralho Petit Lenormand
O baralho Petit Lenormand é um oráculo encantado composto por 36 lâminas. A origem de seu nome é atribuída à cartomante francesa, Marie Anne Adelaïde LeNormand, também conhecida por Madame Lenormand. Ele foi criado no séculos XIX sua simbologia é bem acessível e qualquer pessoa pode iniciar na Cartomancia, ou seja, Leitura de Cartas.
O baralho cigano teve origem na Europa e é um dos oráculos mais populares do mundo. Foi adaptado e divulgado pelo povo cigano, que era fascinado pelo significado místico do mundo do Tarot de Marselha. Ele é um sistema de adivinhação que responde ás questões universais como o amor ou dinheiro.
As cartas do baralho cigano representam as forças vivas da natureza e ilustram situações do cotidiano. As cartas ciganas são um oráculo que ajuda a desenvolver a percepção, com interpretações feitas através da intuição e da observação.
As cartas Lenormand não possuem sistema de cartas invertidas como em outros oráculos. Pelo contrário, qualquer um de seus significados, positivo, negativo ou neutro, está totalmente integrado ao significado da carta. Algumas tem correlação com uma conotação puramente positiva e outras puramente negativa.
Ao abrir cartas você vai usar a intuição e quanto mais usar o baralho mais vai aflorar sua intuição, ele automaticamente é um ótimo exercício de treino. Por isso o aluno iniciante deve treinar diariamente também, além de pegar a prática.
As cartas de Ouro do Baralho Cigano têm relação com a terra e representam ganhos, dinheiro e bens materiais. As cartas de Paus do Baralho Cigano têm relação com o fogo e representam força criativa e imaginação. As cartas de Espadas do Baralho Cigano têm relação com o ar e representam a mente e aspectos racionais.
Você pode fazer as mais diversas perguntas sobre qualquer área da sua vida. O ideal é que você não faça perguntas cuja a resposta seja “sim” ou “não”. Por isso, faça perguntas complexas, que comecem com “como” ou “por que”.
O Baralho Cigano é um poderoso oráculo. Ele é capaz de desvendar as tendências para o seu futuro, mostrar como está seu psicológico e, até mesmo, revelar carmas passados. Apesar de cada carta cigana ter um significado, para realizar uma leitura desse baralho é preciso ter uma intuição aguçada.
Os arcanos na mesa podem ser lidos a qualquer momento, mas alguns mitos como não jogar a noite, refletem dificuldades que, na verdade, são impostas pelos próprios tarólogos. Ler cartas é dom divino, portanto, é obrigação do tarólogo fazer caridade.
Recomenda-se que o seu baralho cigano não seja jogado por mais ninguém. Você pode fazer leituras para si mesma ou para outras pessoas, mas nunca deve deixar outra pessoa jogar, ele é único e intrasferível.
Guarde sempre seu baralho enrolado em um lenço ou em uma bolsinha destinado a esse fim. As ciganas de sangue levam seu baralho sempre junto com elas, de preferência em contato com o corpo. Nas saias das ciganas tem um bolsinho interno na cintura onde as cartas ficam.
Como preparar e consagrar o Baralho Cigano?
Comprou um baralho cigano e agora, qual o primeiro passo?
Vamos fazer a Limpeza das cartas:
Antes de consagrar o Baralho Cigano, você deve limpá-lo usando um dos quatro elementos. Existem várias formas de realizar essa limpeza. Veja algumas abaixo:
Limpeza das cartas usando o elemento Água:
Encha um copo até a metade com água limpa e acrescente uma colher de sopa de sal grosso, ou água do mar. Coloque o baralho na boca do copo e deixe-o repousar nesse local por duas horas. Pronto, seu baralho estará limpo!
Limpeza das cartas usando o elemento Fogo:
Acenda uma vela e passe as cartas por cima da chama. Você pode tanto passar carta por carta como abrir o baralho em leque e passar todas de uma vez.
O fogo irá queimar qualquer energia negativa que estiver por ali.
Limpeza das cartas usando o elemento Terra:
Para esse tipo de limpeza, você precisará de cristais. Os mais indicados são drusa de ametista, quartzo transparente ou selenita branca.
Apenas coloque um desses cristais sobre o baralho e deixe-o repousar por duas horas ali.
Limpeza das cartas usando o elemento Ar:
Para esse tipo de limpeza, você deve acender um incenso de canela, alecrim, arruda, sálvia ou capim santo e passar a fumaça pelas cartas mentalizando o baralho sendo purificado.
Consagração do baralho cigano:
Você não pode consagrar o Baralho Cigano em qualquer dia. O melhor momento para realizar esse ritual é durante a Lua Crescente ou Lua Cheia.
Além disso, existem algumas datas comemorativas em que não é aconselhável fazer essa consagração, como Carnaval, Dia dos Finados e Sexta-Feira da Paixão.
Apenas realize esse ritual quando você estiver com suas energias equilibradas e preparada espiritualmente. Para garantir isso, uma dica é realizar abstinência de carne, álcool e sexo 48 horas antes de fazer a consagração do baralho cigano.
Na noite principal da Lua Cheia, abra a toalha na mesa ou no chão. Coloque a vela no prato ou pires branco e, em seguida, coloque as cartas ao redor da vela.
Agora, acenda a vela invocando o elemento Fogo para que ele faça parte do seu ritual e te ajude a consagrar suas cartas.
Pegue seu perfume preferido e borrife sobre as cartas fazendo o formato de uma estrela no ar – pode fazer isso de longe para não estragar as lâminas.
Enquanto executa essa ação, invoque o elemento Água para participar desse momento.
Na sequência, acenda o incenso e passe a fumaça sobre as lâminas desenhando o formato de um pentagrama (estrela de 5 pontas).
Durante esse movimento, invoque o elemento Ar para se juntar a sua magia e te ajudar a consagrar seu Baralho Cigano.
Em seguida, para convidar o elemento Terra para o ritual, segure a pedra ou a planta firma na sua mão e faça novamente o símbolo do pentagrama.
Terminada essa primeira etapa, vire-se para a Lua Cheia. Peça que ela potencialize sua consagração transformando seu Baralho Cigano em um instrumento de magia.
Após, se preferir, você pode ainda realizar uma oração para consagrar o Baralho Cigano.
Nesse momento, todas essas energias já estarão atuando na consagração. Se quiser, você pode até mesmo adicionar outros objetos, como imagens, joias, frutas, vinhos, que você queira consagrar com essa forte energia.
Ao comer a fruta ou beber o vinho consagrado, você irá absorver todo esse poder.
Você pode invocar ainda os povos ciganos sem citar nomes ou a Santa Sara Kali para te ajudarem na consagração, mas isso é opcional. Faça somente se você sentir necessidade dessa ajuda.
Feito todo o ritual, deixe as cartas no mesmo local, rodeando a vela, até que a vela termine de queimar.
Se você não percebeu, você montou um lindo altar que, se quiser, você também pode acrescentar outros elementos para decorá-lo, como flores ou pétalas.
Principais métodos de tiragens
Os tipos de Tiragem do Baralho Cigano, diferentemente do de tarot tradicional, tem algumas dinâmicas específicas. Mas seus métodos são capazes de trazer uma série de revelações e esclarecer dúvidas em diversas áreas de sua vida. A escolha do método é da vontade do tarólogo, e depende da necessidade do consulente.
Tiragem com três cartas: Após embaralhar o baralho pensando na pergunta a ser feita, use a sua mão esquerda para corta-lo em três partes. Em seguida, basta tirar a primeira carta que está no topo em cada monte da esquerda para a direita, de forma que:
1- A primeira carta mostra o passado com relação a pergunta que você fez;
2- A segunda carta está ligada com o presente da questão pedida ao baralho;
3 - Por fim, a terceira carta se liga ao futuro com relação ao que foi pedido.
Existe ainda uma segunda variação dessa tiragem de baralho cigano. Trata-se do método para tomada de decisões. Também da esquerda para a direita, a primeira carta tem em si 70% da resposta que você procura, a segunda tem 25% e a terceira 5%.
Tiragem com quatro cartas: Esse processo funciona de forma semelhante ao de cima. Mas neste caso, após embaralhar as cartas você irá pedir para o consulente tirar quatro delas. Você pode coloca-las verticalmente ou em formado de cruz. Seu significado é o seguinte:
1- A primeira carta da esquerda para a direita ou a bem de cima representa o estado emocional da pessoa;
2- A segunda carta ao lado na horizontal ou abaixo na esquerda no formato de cruz está relacionada aos caminhos seguidos pela pessoa e o seu presente;
3- A terceira carta, que fica ao lado da segunda em ambos os casos, está ligada a ações do consulente e a sua situação futura;
4- Por fim, a quarta carta colocada bem a direita na horizontal ou abaixo no formato de cruz se relaciona com a resposta final que a pessoa busca.
Tiragem de sete pares: Este é um método de tiragem dedicado a questões sobre o futuro próximo, em um prazo de aproximadamente três meses. Ela pode ser realizada para complementar uma consulta anterior a fim de obter um panorama mais completo. Sua organização se dá em forma de semicírculo, e funciona da seguinte forma:
Semicírculo 2
Após embaralhar o baralho, corte-o em dois montes e tire sete cartas, posicionando-as em um semicírculo;
Em seguida, embaralhe novamente os dois montes, corte-os e escolha mais sete cartas. Estas devem fechar a outra metade do semicírculo;
O próximo passo é fazer a leitura dos dois pares. A ordem deve ser primeiro a primeira carta de cima, após a primeira carta debaixo. Em seguida a segunda carta de cima, seguida da segunda debaixo e assim por diante.
Tiragem com nove cartas: Esta é uma excelente forma de obter respostas completas para perguntas mais detalhadas. Neste caso o baralho, colocado em três fileiras com três cartas cada uma, mostra um panorama mais abrangente, relacionado a dias ou até mesmo meses na vida do consulente. A organização da tiragem funciona assim:
As cartas devem ser embaralhadas e separadas pelo consulente em dois ou três montes. Depois você deve reagrupa-las e as dispor em forma de leque;
Em seguida a pessoa que está consultando deve escolher nove dessas cartas, verbalizando a pergunta que quer fazer ou o assunto a ser tratado;
A quinta carta, que será a bem do centro do baralho, marcará toda a análise da resposta. Ela pode ser separada anteriormente ou não;
A partir da quinta carta, a resposta para a pergunta deve ser lida em formato de cruz. A segunda carta influencia a quinta e a terceira complementa sua resposta;
Além disto a carta seis também influencia a intepretação da cinco. A quatro dá mais detalhes sobre ela e a oito mostra o domínio sobre ela;
Por fim, a primeira coluna representa o passado e a origem do tema central, a segunda o presente e o que acontece hoje ligado ao tema e a terceira o futuro e a consequência projetada para o tema.
Tiragem com quinze cartas para relacionamento: Esta é outra forma de tiragem do baralho cigano bastante utilizada. Seu foco está em ter um panorama completo do relacionamento com o seu parceiro. Assim, após embaralhar as cartas, você vai colocá-las em cinco linhas de três cada uma, de forma que:
A primeira linha está ligada a imagem que seu parceiro tem de você;
Já a segunda linha diz respeito ao sentimento dele;
A terceira linha são as intenções da pessoa amada para com você;
Por fim, na quinta linha está a bagagem do passado de seu parceiro.
Tiragem mini mesa real com dezoito cartas: Este é um método bastante completo, embora seja simples de ser empregado e interpretado. Basicamente essa tiragem abrange todos os aspectos da vida de quem está consultando. As cartas são dispostas em quatro fileiras, sendo as três primeiras com cinco cartas e a última com três. A interpretação das informações do baralho é a seguinte:
A primeira carta está ligada ao principal motivo da consulta para a pessoa;
Já a segunda carta tem relação da pessoa com a sua família;
A terceira carta indica a possibilidade de haver uma mudança na vida do consulente;
Com relação a quarta carta, ela está ligada a questões de dinheiro e trabalho;
A quinta carta, por sua vez, indica um aviso importante para a pessoa;
Já a sexta carta tem relação com o amor, a vida romântica e os filhos;
Além disso, a sétima carta está ligada com preocupações que afligem a pessoa;
A oitava carta se liga com as alegrias e felicidade do consulente;
A nona carta, por sua vez, está relacionada a questões de viagem;
Com relação a décima carta, sua interpretação está ligada a bens e valores da pessoa;
A décima primeira carta representa novidades que possam vir para a vida da pessoa;
Já a décima segunda carta se liga as questões de saúde do consulente;
A décima terceira carta representa o equilíbrio na vida de quem está consultando;
A décima quarta carta está ligada a questões que precisam ser resolvidas urgentemente;
Já a décima quinta carta se relaciona com questões de casamentos e sociedades;
Por fim, as três últimas cartas trazem uma mensagem do baralho para o consulente.
Tiragem mesa real com 36 cartas – grand tableau Lenormand: Para montar essa jogada da Mesa Real no Baralho Cigano é necessário utilizar as 36 lâminas do baralho Petit Lenormand e, por ser uma jogada bem abrangente, as previsões feitas nessa jogada duram em média de 3 a 6 meses. Refazer essa jogada em um tempo inferior a 3 meses não é necessário e, caso o consulente tenha outras questões nesse período, faça outras jogadas menores e mais específicas com a questão levantada.
A Mesa Real com casas definidas pode ser montada de várias maneiras pois cada cartomante adapta as jogadas com a sua intuição e com seus mentores espirituais. Vamos utilizar nesta explicação a jogada de 4 linhas com 9 cartas.
O lugar onde o cigano e a cigana estão traz informações sobre como ele lida com a vida. Siga a gênero que seu consulente se identifica, se for mulher: cigana, se for homem: cigano, se não se identificar com nenhum, peça que escolha uma carta que se identifique mais naquele momento antes de abrir o baralho.
Se estiver nas primeiras linhas: ele tem controle sobre sua vida ou tende a ser controlador demais e não deixar fluir (nenhum extremo é positivo)
Se estiver nas últimas linhas: ele carrega todo o peso da vida nas costas, viver parece ser muito difícil, cada dia é um dia;
Se ele estiver nas primeiras colunas: tende a pensar muito no futuro, planejar, sonhar etc.
Se ele estiver nas últimas colunas: o passado está pesando mais, se baseia muito nas experiências do passado para tomar suas decisões os acontecimentos passados estão o bloqueando para seguir em frente. - Siga sua intuição, as vezes novas informações podem ser adicionadas.
Cartas ao redor do cigano/cigana: Essas cartas revelam como sua personalidade é, como tem encarado a vida, como tem se comportado em relação aos acontecimentos.
Cartas do passado, presente e futuro:
As cartas da mesma coluna do consulente = presente
As cartas da mesma linha que antecedem o consulente = passado
As cartas da mesma linha após o consulente = futuro
As linhas que cruzam as cartas do consulente = analiso se estão na frente ou atrás e vejo se está no passado ou futuro
Cartas temáticas:
''Temáticas'' não é bem o nome, mas eu costumo parar e ver quais cartas se destacam nos meus olhos e quais simbolizam mais algum aspecto da vida. Por exemplo: coração = amor, olho as cartas ao redor do coração como questões da vida amorosa do consulente. E sigo fazendo o mesmo com as outras cartas que eu identifico como temáticas/um aspecto.
Futuro e presente:
Utilizamos da intuição, normalmente o consulente quer saber do futuro, por isso focamos nele, porém é importante falar do presente para entender o momento atual do consulente, para melhor interpretar o futuro. Temos que sempre utilizar da intuição, pois futuro e presente podem se misturar, se não lhe for intuído nada melhor fazer perguntas para o consulente para compreender o que as cartas querem dizer.
Vou deixar aqui algumas palavras chave para referencia das cartas:
1 - mensagem
2 - sorte
3 - viagem
4 - conforto
5 - saúde
6 - confusão
7 - inimigos
8 - finais
9 - presente
10 - deixar ir
11 - repetições
12 - fofoca
13 - novidades
14 - ardiloso
15 - recursos
16 - orientação
17 - mudança
18 - amizade
19 - ambição
20 - comunicação
21 - obstáculo
22 - decisões
23 - estresse
24 - amor
25 - promessa
26 - segredo
27 - documentos
28 - companheiro
29 - companheira
30 - paz
31 - sucesso
32 - reputação
33 - acesso
34 - dinheiro
35 - segurança
36 - fardo
Veremos mais detalhadamente o significado de cada carta e suas combinações.